sábado, 1 de janeiro de 2011

Cidade do Cabo - Africa do Sul

Cidade do Cabo ou Cape Town, para muitos uma cidade mágica ou de contrastes impressionantes, para mim uma cidade maravilhosa, com muitas lembranças do Rio de Janeiro.

Posso dizer que adorei, o povo é sensacional, os lugares são lindos e as histórias deslumbrantes, a comida, bem a comida, bom isto é uma questão de paladar.

Algumas fotos mostram a deslumbrante paisagem da Cidade do Cabo, mas a convivência com o povo é demais, povo alegre, falante, realmente feliz.



A cidade do Cabo é um dos 10 destinos mais procurados pelos turistas, é a segunda maior cidade da África do Sul.
A surpresa começa na disposição geográfica, a cidade rodeia o pé de uma montanha, o que é bárbaro, a Table Mountain ou Montanha da Mesa leva este nome porque tem o formato de uma mesa. Apesar de ser a segunda maior cidade da Africa do Sul ela limita-se entre a montanha e os oceanos Indico e Atlantico.
A Table Mountain possui mais de 500 trilhas guiadas, mas pode-se chegar ao topo (que atinge 1.086 metros) através de teleférico. A vista panorâmica é de tirar o fôlego.

A 50 km da Cidade do Cabo  está o Cabo da Boa Esperança, o percurso leva aproximadamente uma hora e meia de carro, podendo ser mais demorado, considerando as paradas para fotos, compra de artesanatos, etc. Trata-se de um lugar mágico, porém ao contrário ao que muitos pensam, não é lá que ocorre a divisão entre os oceanos Atlântico e Índico. É em Cabo das Agulhas ou Cape Agulhas onde ocorre o encontro. O Cabo das Agulhas fica a 170km da Cidade do Cabo.

A viagem é feita pela costa ocidental e você percorre as mais badaladas praias do país, com um visual de tirar o fôlego.
O ápice do passeio é contemplar o visual do alto do farol. As placas do farol fazem você saber que realmente você esta longe de casa, no meu caso a aproximadamente  6.055 km, saudade de meus bebes, ou a 11.642 km de Sydney, talvez outro destino? As fotos demonstram a visão dos fatos.

 
Os babuínos são partes integrantes do Parque Nacional da Península do Cabo, eles dominam o pedaço. Cuidado, eles são aficionados por maquina fotográfica e bolsas.

História: O português Bartolomeu Dias foi o primeiro navegador a contornar o cabo em 1488, batizando-o de Cabo das Tormentas, o nome dado já revela o porquê. Mares tempestuosos. Vendavais. Tormentas. O rei D. João II, depois, denominou-o de Cabo da Boa Esperança, porque havia sido descoberto o caminho para a Índia.

A pausa para o almoço foi bem aproveitada.
 

Com um show de pessoas realmente especiais.


A vida noturna em Cape Town é agitada, com musica, shopping e bons restaurantes. Um local bastante movimentado na cidade é o Waterfront, um complexo turístico e comercial com restaurantes, lojas, barzinhos e um aquário enorme com uma variedade enorme de animais marinhos. O centro é moderno e bem movimentado encontra-se de tudo e existe comercio de rua, onde é possível encontrar produtos artesanais.

Cape Town também é a porta de entrada das vinículas Sul Africanas. O clima, que contempla verão morno e chuva de inverno combinado com um solo rico assegura videiras fortes. São cultivados mais de 100.000 hectares de vinhedos e dizem existir mais de 340 adegas, como foi impossivel visitar todas e degustar todos os tipos de vinho, visitei a Boschendal.

Boschendal fica em um sitio maravilhoso, os vinhos são demais, e o passeio vale a pena, como única ressalva o restaurante da vinícula deixa muito a desejar.



Shosholoza:
Impossível estar na África e não se deparar com a canção shosholoza. De autoria desconhecida a musica fala sobre percorrer um longo caminho até chegar em casa. Shosholoza é uma das musicas mais tradicionais do sul da África, tem idioma zulu (um dos onze oficiais no país) e existe uma certa indefinição se ela surgiu no Zimbábue ou na África do sul, o que afirmam com certeza é que trata-se de uma canção que surgiu entre os trabalhadores das minas de carvão que pegavam o trem para retornar de uma longa e dura jornada de trabalho.
Normalmente uma pessoa puxa o coro e em seguida o restante acompanha a musica, podemos dizer que hoje é o hino de guerra do povo Sul africano em jogos de rúgbi (principal esporte do país) ou outros eventos esportivos.

Veja o vídeo com os garotos cantando e a letra com a tradução para o português.


Shosholoza
Shosholoza
Shosholoza
Kule ... Zontaba
Stimela siphume South Africa

Wen'uyabaleka
Wen'uyabaleka
Kule ... Zontaba
Stimela siphume South Africa

Shosholoza
Kule ... Zontaba
Stimela siphume South Africa

Wen'uyabaleka
Wen'uyabaleka
Kule ... Zontaba
Stimela siphume South Africa


Seguindo Adiante
Seguindo adiante
Através destas montanhas
Trem da África do Sul

Você está indo embora
Você está indo embora
Através destas montanhas
Trem da África do Sul

Seguindo adiante
Através destas montanhas
Trem da África do Sul

Você está indo embora
Você está indo embora
Através destas montanhas
Trem da África do Sul


Dicas importantes:
A moeda é o Rand Sul Africano (R)
Brasileiros não precisam de visto para permanência de até 90 dias, para entrar no país é só apresentar o passaporte com validade mínima de um mês a partir da data de retorno e  com uma página em branco para carimbos.
Como é comum na África do Sul, a água da praia é fria, em minha opinião muito fria, mesmo no verão.
Em julho a temperatura mínima é de aproximadamente 8ºC E a máxima de 17ºC.
O ápice do verão ocorre em Fevereiro que tem máxima de 26ºC e mínima de 17ºC.
O fuso horário é 6 horas em relação ao horário de Brasília.
Gorjetas: Restaurantes possuem 10% de serviço, mas geralmente não incluem na conta. Se o atendimento for bom providencie a gorjeta, que também é oferecida a porteiros e motoristas de táxis.

Obs. Esta é realmente uma cidade que vale visitar, agora eu entendo porque é um dos dez lugares mais visitados por turistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário